sexta-feira, 2 de abril de 2010

LONDON

Se você alguma vez ficou em dúvidas em conhecer Londres, questionou sobre o tempo, a frieza dos ingleses, a sobriedade do sotaque, esqueça tudo e simplesmente vá.
Movimento, trabalho, agito, pessoas que não se olham, diversão, pubs e muito mais. A cosmopolita Londres que abriga milhões de estrangeiros a trabalho, estudo e ilegais tentando a sorte; sem dúvida é a capital do mundo sem perder seu charme retrô e cult.
O ritmo intenso talvez assuste os mais desavisados, tudo acontece em Londres, moda, cultura, política, música. A cidade abriga dois extremos que convivem muito bem e em perfeita harmonia a pompa da família real, costumes, sobriedade e tradição com o mais alto modernismo da moda, expressão cultural e rebeldia.
Os ingleses são formais sim, mas estão longe de serem frios e antipáticos. Recebem seus turistas muito bem e por experiência própria estão sempre muito dispostos a ajudar, orientar e indicar. Prepare-se, turistas estão em grupos a cada esquina.
Se você pretende visitar a cidade, conhecer seus pontos turísticos e um pouco mais, separe 7 dias de sua programação, para ver, viver e entender um pouco do que eu digo. Uma semana para início é o ideal, mas na verdade, acredito que para experienciar Londres seja necessária uma vida. Acredite, nunca é tempo demais em Londres.
Não deixe de andar de metrô, suas infinitas linhas de todas as cores e tons, pode parecer bem confusa e na verdade o é, mas nada que um bom “tube map” não lhe salve. Se perdeu?! Todos os funcionários do “underground” (não estamos em NY, não é subway) estão educadamente dispostos a lhe dar a informação correta... O metrô te leva por toda a cidade é fantástico. Ah e lembre-se “MIND THE GAP”.

Cartões postais, não podem faltar, o Big Ben, a London Eye, Rio Thames, Palácio de Buckingham, London Bridge, fundamentais e inesquecíveis. Quando você avistar o Big Ben pela primeira vez....
Lembra o que eu falei sobre cultura e tradição? Os melhores nomes da música vieram daqui; Freddie Mercury, Pink Floyd, Elton John, Rolling Stones e lógico Beatles. Sinta a importância que o país da rainha nos forneceu musicalmente. Se pra você os Beatles já eram inesquecíveis, você sentirá o poder da música e o orgulho somente estando no país. Sim faça papel de turista e atravesse a Abbey Road, quantas vezes for necessária para sua foto ficar boa.
Caminhe pelos parques, ande de barco pelo Thames, vá a pubs, curta o burburinho da Piccadilly Circus, faça compras na Oxford Street, na manhã de sábado caminhe sem perder a paciência por Notthing Hill.
A vida cultural de Londres é muito rica, musicais, museus, galerias, mas se estiver com pouco tempo, dê preferência em conhecer a cidade, a pé, de metrô e claro, não deixe de andar de ônibus vermelho; vá no segundo andar! Preste atenção na arquitetura, nos carros, nos taxis e nas cabines telefônicas, um charme!
Compre muitos souvenirs, eles estão em toda parte e são lindos! Se sua viagem está programada em época de troca de estação, onde as coleções estão mudando nas lojas, é uma ótima! Acredite; compras em Londres pode ser bem viável e valer à pena.
A gastronomia não é o forte da cidade, mas é possível encontrar culinária do mundo inteiro. Aproveite para comer muitas besteiras, beber cerveja de diferentes países, mas não vá embora sem experimentar o único prato tradicional londrino. Fish & Chips. Simples e delicioso! E pela manhã um verdadeiro Full English Breakfast, vai te sustentar por mais de meio dia.
Curta a possibilidade de andar tranqüilo pelas ruas, até mesmo a noite, mas não vacile, atenção é sempre uma boa, principalmente ao atravessar a rua, lembre-se da mão inglesa. Não espere encontrar tudo 100% limpo, mas espere encontrar uma cidade que realmente funciona e acontece.

Estar em Londres é cultural, é conhecer gente do mundo inteiro, principalmente os indianos. Perceba que a cidade não é tão cinza, o céu muitas vezes é azul. Londres não é meio termo, ou se ama, ou se odeia. Isso faz a cidade ter personalidade e ser sem dúvida um universo totalmente vibrante. Para mim...... I Love London!

5 comentários:

  1. Fotos maravilhosas, texto impecável!!!!

    ResponderExcluir
  2. caramba!!! lindíssimas fotos!!! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Storytelling , “uma historia ou narrativa que entretêm e educa descrevendo um ponto de vista, contendo um personagem e uma trama”. Apenas a trama não pude encontrar neste post, mas todo o formato descritivo me fez viajar por Londres sem nunca ter tido por lá. É isso que uma narrativa cinematográfica faz com seu espectador e foi isso que senti quando li o texto em seu blog, parabéns por dividir uma experiência tão fascinante conosco

    ResponderExcluir
  4. Para mim não foi possível dissociar esse lindo passeio em texto e imagens por Londres da música London, London de Caetano Veloso que aproveito para transcrever abaixo. Parabéns!!!

    I'm wandering round and round, nowhere to go
    I'm lonely in London, London is lovely so
    I cross the streets without fear
    Everybody keeps the way clear
    I know I know no one here to say hello
    I know they keep the way clear
    I am lonely in London without fear
    I'm wandering round and round, nowhere to go
    While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
    Oh Sunday, Monday, Autumn pass by me
    And people hurry on so peacefully
    A group approaches a policeman
    He seems so pleased to please them
    It's good at least, to live and I agree
    He seems so pleased, at least
    And it's so good to live in peace
    And Sunday, Monday, years, and I agree
    While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
    I choose no face to look at, choose no way
    I just happen to be here, and it's ok
    Green grass, blue eyes, grey sky (2x)
    God bless silent pain and happiness
    I came around to say yes, and I say
    While my eyes go looking for flying saucers in the sky

    ResponderExcluir
  5. Oi Mima,

    PARABÉNS PELAS FOTOS E TEXTO! Eu simplesmente voltei no tempo a 10 anos... Morei em Oxford, à uma hora de Londres, por dois meses e constantemente pegava um ônibus que nos deixava na Oxford Street. Londres é tudinho o que você descreveu e mais um pouco!!! Se você tiver oportunidade de voltar à Inglaterra não deixe de ir a Oxford e conhecer uma das universidades mais antigas do mundo, os pubs que datam de 1200 e falando em música... Está lá a primeira sala, construída exclusivamente para concertos, da Europa, a Holywell Music Room, que foi inaugurada por Handel. Você não acreditaria na acústica, participe de um coffee & concerts! Ah! E não deixe de viajar pelo interior da Inglaterra, passear por castelos medievais e lugares "só um pouco mais antigos", da idade dos metais, como Stonehenge. Você tem toda a razão... Londres, ame-a!!! I love London too!!!
    PARABÉNS TE AMO!
    BEIJOS E SAUDADES,
    MIMINHA.

    ResponderExcluir